Vendas de cimento fecham o semestre em queda, apura SNIC
Texto: Redação Revista Anamaco
De acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), em junho, as vendas de cimento atingiram 5,2 milhões de toneladas comercializadas, registrando uma perda de 5,3% se comparada ao mesmo mês do ano anterior. Com isso, no semestre, acumula 30,8 milhões de toneladas, o que representa uma retração de 2,7% com relação ao primeiro semestre de 2021.
Em junho, ao se analisar o despacho de cimento por dia útil de 225,4 mil toneladas, há uma diminuição de 5% sobre junho do ano passado e de 3,4% em relação ao primeiro semestre de 2021. “Ao longo do ano, o sucessivo agravamento do ambiente econômico, altas das taxas de juros, inflação e preço das commodities somadas à instabilidade geopolítica, causada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, têm impactado a economia e todo setor industrial brasileiro. Diante desse cenário, a expectativa da indústria do cimento em assegurar os ganhos obtidos de 2019 a 2021 caminha para uma indesejável frustração”, lamenta Paulo Camillo Penna, presidente do SNIC.
Ele analisa que o conflito entre Rússia e Ucrânia e a imprevisibilidade de seu fim segue pressionando os insumos energéticos. “O preço do coque de petróleo, principal fonte de energia para a indústria do cimento subiu 73,5% nos últimos 12 meses. No âmbito doméstico, energia elétrica, frete, sacaria, gesso e refratários também vem tendo forte incremento de preços”, comenta.
Foto: Adobe Stock