Vendas de cimento têm leve recuperação - Revista Anamaco

Economia

Vendas de cimento têm leve recuperação

Texto: Redação Revista Anamaco

De acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), após um primeiro semestre marcado por um cenário de juros e endividamento das famílias elevados e eventos climáticos extremos, com chuvas intensas no Sul e seca no Centro-Oeste e Norte, as vendas de cimento acumularam alta de 1,2% em relação ao mesmo período de 2023, com a comercialização de 30,6 milhões de toneladas nos seis primeiros meses do ano. 
Nesse cenário, o mês de junho atingiu 5,4 milhões de toneladas de vendas, registrando um aumento de 2,1% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Na análise do despacho de cimento por dia útil de 238,8 mil toneladas, há um aumento de 4,6% sobre junho do ano passado e de 1,1% em relação ao primeiro semestre de 2023.
Paulo Camillo Penna, presidente do SNIC, salienta que os principais indutores do consumo de cimento desaceleraram no primeiro semestre em virtude da dificuldade no acesso ao crédito, em meio a taxa de juros ainda elevada, redução de lançamentos e operações de financiamento imobiliário. “Os eventos climáticos extremos no Sul e a turbulência no cenário macroeconômico levaram a indústria brasileira do cimento a rever suas projeções de crescimento de 2,4% para 1,4% no consumo em 2024, o que representa 900 mil toneladas acima de 2023. Esse volume recupera apenas um terço das perdas acumuladas entre 2022 e 2023, de 2,8 milhões de toneladas”, explica.

Foto: Adobe Stock

 

Vendas de cimento têm leve recuperação
Compartilhe esse post:

Comentários