Vendas de cimento têm queda acumulada no ano, apura SNIC - Revista Anamaco

Vendas recuam

Vendas de cimento têm queda acumulada no ano, apura SNIC

Texto: Redação Revista Anamaco

O ciclo de cortes na taxa Selic ainda não foi suficiente para alavancar a indústria brasileira do cimento, que segue enfrentando dificuldades de recuperação da atividade. Em setembro, as vendas do produto tiveram queda de 5,1% em relação ao mesmo mês de 2022, atingindo 5,2 milhões de toneladas comercializadas, segundo dados apurados pelo Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC).
De janeiro a setembro, foram vendidas 46,8 milhões de toneladas, o que representa um recuo de 2% comparado ao mesmo período do ano passado. Ao se analisar o despacho do insumo por dia útil, há uma retração de 2,5% sobre o mesmo mês do ano passado, ou seja, comercialização de 232,1 mil toneladas por dia em setembro.
A taxa básica de juros em patamares elevados (12,75%) impacta o número de financiamentos imobiliários para construção, que teve redução de 44% no acumulado até agosto de 2023, com relação ao mesmo período do ano passado. “O início do ciclo de corte da taxa básica de juros da economia aponta boa direção para a retomada do crescimento, mas a ele deverão ser incorporados novos vetores que induzam o desenvolvimento da infraestrutura e a melhor dinâmica de programas importantes no campo do saneamento e da habitação, entre outros” explica Paulo Camillo Penna, presidente do SNIC.
Segundo ele, os principais indicadores de vendas de material de construção, particularmente do cimento, continuam desacelerando em virtude da lenta recuperação da renda da população e do alto endividamento das famílias, que atingiu 47,8% em julho, muito próximo do pico de 50% no mesmo mês de 2022.
Paralelamente, as chuvas fortes registradas em setembro no País, especialmente nos Estados do Sul, comprometeu a performance de vendas do setor.
O executivo observa que um cenário de franca recuperação de empregos e do Produto Interno Bruto (PIB) e o arrefecimento da inflação, em relação ao ano passado, têm potencial para queda de vendas em torno de 1% no fechamento do ano, em linha com as projeções do Snic.

Foto: 
 

 

Vendas de cimento têm queda acumulada no ano, apura SNIC
Compartilhe esse post:

Comentários