Vendas de matcon em alta
Texto: Redação Revista Anamaco
Dados apurados pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em junho, as vendas no comércio varejista no Brasil caíram 1,0% na comparação com o mês anterior. Com isso, no primeiro semestre, o varejo acumula alta de 5,2% em relação ao mesmo período de 2023. Já a média móvel trimestral variou 0,2% no trimestre encerrado em junho, enquanto o acumulado nos últimos 12 meses ficou em 3,6%, 21º mês seguido que esse indicador é positivo.
No comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas variou 0,4% na passagem de maio para junho. Em relação a junho de 2023, o comércio varejista ampliado, registrou expansão de 2,0% com altas em duas das três atividades complementares: veículos e motos, partes e peças (7,0%) e material de construção (3,9%). O único setor a apresentar queda foi o de atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (-11,5%).
No primeiro semestre, o varejo ampliado apresentou crescimento pelo terceiro período consecutivo: 4,3%. Dentre os grupos, veículos e motos, partes e peças (12,2%) e material de construção (2,0%) fecharam o período de janeiro a junho em alta, enquanto atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo teve queda (-6,5%).
Foto: Adobe Stock