Vendas de material de construção crescem em fevereiro, mas o ano ainda não começou
As vendas de material de construção cresceram 6% no mês de Fevereiro, comparado com o mesmo mês do ano anterior segundo o Tracking mensal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). A pesquisa ainda avaliou a expectativa dos lojistas para Março: dois terços dos entrevistados (cerca de 65%) está otimista com o comércio neste mês, bem como com as novas estratégias e diretrizes do novo governo. Para 79% dos associados, o ambiente de negócios melhorará no Brasil.
No comparativo com o mês de Janeiro, as vendas do setor apresentaram queda de 4%. Na opinião de Cláudio Conz, presidente Executivo da Anamaco, o motivo para a queda é simples: "por conta do calendário de 2019, o carnaval não foi em Fevereiro, como é de costume, e, por isso, toda reforma e construção foi adiada para após a folia de Momo", acredita. No ano de, a pesquisa realizada pela Anamaco apontou um faturamento estimado recorde de R$ 122 milhões.
No comparativo com o mês de Janeiro, as vendas do setor apresentaram queda de 4%. Na opinião de Cláudio Conz, presidente Executivo da Anamaco, o motivo para a queda é simples: "por conta do calendário de 2019, o carnaval não foi em Fevereiro, como é de costume, e, por isso, toda reforma e construção foi adiada para após a folia de Momo", acredita. No ano de, a pesquisa realizada pela Anamaco apontou um faturamento estimado recorde de R$ 122 milhões.
Estamos vindo de uma crescente, mas pra gente o ano começa mesmo depois do Carnaval, que é quando as pessoas geralmente voltam a pensar em construir e reformar, porque são ações que demandam tempo e planejamento", diz Conz
Nos últimos 12 meses, o varejo de material de construção acumuladou alta de 6%. O primeiro bimestre de 2019, apesar dessas nuances de calendário, foi 3% melhor que o mesmo período do ano passado.
Ainda conforme a pesquisa, as vendas na região norte cresceram 5% em relação a Janeiro. Em termos de volume, a região também apresentou um desempenho diferenciado: 52% dos lojistas afirmaram que as vendas cresceram 10%, enquanto 30% dos associados afirmaram que as vendas subiram até 20%. Já 17% registram um aumento ainda mais significativo, de quase 30% no volume total do que foi comercializado.
Emprego em alta
O tracking da Anamaco apontou que os dados recentes do IBGE, que indicam que há mais de 12 milhões de brasileiros e brasileiras sem emprego, podem mudar no que depender do setor: para 20% dos varejistas, as contratações serão inevitáveis no próximo mês. O comércio da construção gera milhares de empregos diretos e indiretos. Quanto mais material vendemos, mais emprego e renda geramos. É um círculo virtuoso.
Para 2019, a Anamaco prevê crescimento de 8,5% sobre 2018.
Entre os dias 22 e 27 de Fevereiro foram ouvidos 530 lojistas do setor de todo o país. A região sudeste apresentou uma melhora na revenda de revestimentos cerâmicos mas, ainda assim, o resultado foi menor se comparado com Janeiro. A Pesquisa Tracking mensal da Anamaco é realizada pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco e conta com o apoio da Anfacer, Abrafati e Instituto Crisotila Brasil.
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