Vendas de material de construção crescem em setembro
Texto: Redação Revista Anamaco
Dados apurados pela Pesquisa Tracking mensal, realizada pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), mostram que, em setembro, as vendas de material de construção cresceram 2% em relação a agosto. Na comparação com o mesmo mês de 2018, a alta é ainda maior: 9%. De janeiro a setembro, o incremento é de 3,5% e, nos últimos 12 meses, 4,5%.
Nesse cenário, as regiões com os melhores desempenhos foram: Nordeste (12 %), seguida pela Sudeste (6%) e Norte (3%). Já o Sul e o Centro-Oeste tiveram uma leve retração: a queda nas vendas foi de 4% e 2%, respectivamente.
No recorte do levantamento por segmentos, o setor de tintas foi o que obteve o melhor desempenho, com crescimento de 11% nas vendas sobre agosto. Revestimentos cerâmicos e telhas também tiveram boa performance, com altas de 8% e 4%, respectivamente.
De acordo com Cláudio Conz, presidente Executivo da Anamaco, o varejo de material de construção tinha boas perspectivas para setembro por conta da Semana do Brasil, uma espécie de “Black Friday” brasileira, realizada entre os dias 06 e 15 de setembro. “Cerca de 60% dos revendedores acreditavam que seria um bom período de vendas. As expectativas foram concretizadas para 30% dos entrevistados. Os resultados recentes demonstram o acerto na iniciativa do Governo Federal de fomentar a economia em setembro”, observa Conz.
Para este mês de outubro, as boas expectativas são observadas em todo o País. Segundo o levantamento, na Região Nordeste, 84% dos lojistas estão otimistas com o período, seguidos pela Região Sul (74%), Norte (71%), Centro Oeste (65%) e Sudeste (62%).
Foto: Adobe Stock