Pesquisa Tracking

Vendas do varejo de material de construção crescem 10% em março

De acordo com dados apurados pela Pesquisa Tracking mensal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), o varejo do setor registrou, em março, vendas 10% superiores em relação a fevereiro. Já na comparação com março de 2017, as vendas  cresceram 2%.
Historicamente, esse é um período de retomada de obras, pois é como se fosse o primeiro mês ativo do ano, de retomada da rotina de aulas, trabalho, fim de férias, o que contribui para que as pessoas voltem a construir e reformar. O período de chuva também traz a necessidade de reforma, principalmente de reparos no telhado e cuidados relacionados a infiltrações, o que movimenta o segmento.
O levantamento mostra que todas as regiões do País apresentaram variações positivas no mês: Nordeste (15%), Centro-Oeste (12%), Sudeste (10%), Sul (9%) e Norte (7%). “Fevereiro foi um mês bastante abaixo do que esperávamos, mas março voltou ao patamar de crescimento que estávamos prevendo inicialmente. O aumento do número de empregos e a redução dos juros devem nos dar ainda mais fôlego e acreditamos que fecharemos 2018 com 8,5% de crescimento sobre o ano passado”, observa Claudio Conz, presidente da entidade.
Ainda segundo a pesquisa, dentre as categorias pesquisadas tintas foi a que teve o melhor desempenho no período, com um incremento de 15% sobre fevereiro. Já revestimentos cerâmicos cresceram 9%, seguidos de telhas de fibrocimento (7%).
Para abril, entre os 530 entrevistados, 63% acreditam que as vendas serão superiores a março e 15% têm a intenção de contratar novos funcionários. Cerca de 12% dos lojistas pretendem realizar investimentos nos próximos 12 meses. Já o otimismo com relação às ações do Governo no mesmo período retraiu de 39% para 34%.

Vendas do varejo de material de construção crescem 10% em março
Compartilhe esse post:

Comentários