Vendas em alta
De acordo com dados da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), as vendas no varejo do setor cresceram 3,2% em outubro na comparação com setembro. Os dados foram obtidos pela pesquisa Tracking Mensal, realizada com 540 revendedores das cinco regiões do Brasil. "Com esse desempenho, o setor acumula crescimento de 4% de janeiro a outubro, enquanto nos últimos 12 meses, o índice é de 4,5%", explica Cláudio Conz, presidente da entidade.
Conz reforça que a Anamaco continua com a previsão de crescer 4,5% até o final do ano, pois os meses de novembro e dezembro são sempre muito positivos para o setor. "As pessoas querem deixar a casa arrumada para as festas de fim de ano", observa.
O estudo aponta que, na comparação com outubro do ano passado, o desempenho do segmento se manteve estável. O levantamento apurou, ainda, que as lojas menores apresentaram maior variação positiva nas vendas do que as maiores: 8% de crescimento para as revendas pequenas contra 1,1% de incremento para os grandes estabelecimentos.
O setor com maior índice de vendas foi o de acabamentos, como tintas e revestimentos cerâmicos. Já cimento foi o que mais sofreu retração. No detalhamento por regiões, o Norte e o Nordeste destacaram-se positivamente, com 44% e 34% dos lojistas registrando aumento de vendas, respectivamente, seguidos pelo Sudeste (27%), Sul (27%) e Centro-Oeste (21%).