Vendas em baixa
A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) acaba de divulgar a Pesquisa Tracking Mensal, que apura o desempenho das vendas nas lojas de material de construção.
De acordo com o levantamento, em fevereiro, o movimento no varejo foi fraco e registrou retração de 9% em comparação a janeiro. Apesar dos dois primeiros meses terem sido de queda, para este mês de março, os lojistas estão otimistas e acreditam na retomada do crescimento das vendas.
Claudio Conz, presidente da Anamaco, explica que a queda - já esperada neste mês do ano - foi influenciada pelo recuo em duas categorias: revestimentos cerâmicos, cuajs vendas desaceleraram nove pontos percentuais e tintas, com queda de sete pontos.
O estudo aponta, ainda, que predomina o otimismo em relação às ações do Governo nos próximos 12 meses (49%). Considerando o mesmo período, é de estabilidade a pretensão dos revendedores de realizar investimentos (36%) e 16% dos entrevistados pretendem contratar novos funcionários em março.
Para o ano, a previsão da entidade é que o varejo do setor registre incremento de 8,5% nas vendas.