Vendas em recuperação
O Índice de Vendas da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) registrou, em fevereiro, queda de 4,15% nas vendas internas. No entanto, quando a comparação é em relação a fevereiro de 2009, o indicador alcança forte alta de 19,01%. Considerando-se que, no primeiro trimestre de 2009, a crise financeira internacional estava em seu auge, a retomada do crescimento no setor da construção civil torna-se cada vez mais uma realidade.
No acumulado do primeiro bimestre deste ano, o indicador registra alta de 16,31%, o que reforça a estimativa de fechar o ano com um crescimento em torno dos 15%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o índice registra desaceleração de 7,68%.
No mês, o desempenho das vendas das indústrias de material básico superou os resultados das empresas de material de acabamento na comparação com fevereiro de 2009. Enquanto os fabricantes de itens de base tiveram resultados 22,06% melhores, na indústria de acabamento esse indicador ficou em 13,42%.