Vendas no varejo crescem 0,9% e mantêm patamar recorde em outubro
Texto: Redação Revista Anamaco
As vendas do comércio varejista cresceram 0,9% em outubro, o que representa a sexta taxa positiva consecutiva desde maio. Com isso, o patamar do varejo bateu recorde pela terceira vez seguida, ficando 0,9% acima de setembro e 8,0% superior a fevereiro, nível pré-pandemia. Em relação a outubro de 2019, o crescimento é de 8,3%, alcançando a quinta taxa positiva consecutiva e a maior para um mês de outubro desde 2012 (9,2%). As informações são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (10/12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre as oito atividades pesquisadas, sete tiveram taxas positivas na comparação com setembro: Tecidos, vestuário e calçados (6,6%), Livros, jornais, revistas e papelaria (6,6%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,7%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2,3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,9%), Combustíveis e lubrificantes (1,1%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%). Apenas o setor de Móveis e eletrodomésticos (-1,1%) recuou.
O varejo ampliado, do qual faz parte o comércio de material de construção e veículos, motos, partes e peças, ficou 4,9% acima de fevereiro. Nesse cenário, as lojas de material de construção registraram incremento de 21,5%.
Foto: Adobe Stock