Vendas no varejo crescem 0,9% em abril
Texto: Redação Revista Anamaco
De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril, o volume de vendas no comércio varejista aumentou 0,9% frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal, o que representa o quarto aumento consecutivo para esse indicador. Com isso, no ano, o comércio acumula alta de 2,3%, enquanto nos últimos dozes meses o resultado foi de 0,8%. A média móvel trimestral foi de 1,2%. Na série sem ajuste, frente a abril de 2021, o varejo cresceu 4,5%, terceira alta consecutiva.
No varejo ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas variou 0,7% em relação a março e a média móvel trimestral foi de 1,1%. No ano, o acumulado foi de 1,4% e nos últimos doze meses, de 2,2%. Na passagem de março para abril, na série com ajuste sazonal, tanto veículos, motos, partes e peças (-0,2%) quanto de material de construção (-2,0%) tiveram resultados negativos.
Em relação a abril de 2021, veículos e motos, partes e peças registrou queda de 2,1%, primeira após cinco meses consecutivos de crescimento. Também compondo o varejo ampliado, a atividade de material de construção caiu 10,1%, contra aumento de 1,2% no mês anterior. Em relação ao acumulado no ano, ao passar de -4,8% até março para -6,1% até abril, a atividade mostra aumento no ritmo de perda, mesmo cenário do acumulado nos últimos doze meses, que passa de -1,0% em março para -4,1% em abril.
Foto: Adobe Stock