Vendas no varejo da construção recuam em novembro, mas seguem em alta no ano
Texto: Redação Revista Anamaco
Dados apurados pela Pesquisa Tracking Mensal, realizada pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), mostram recuo de 2% nas vendas do varejo de material de construção em novembro e estabilidade em relação ao mesmo período de 2018. Com o resultado, no acumulado do ano, as lojas registram alta de 4% nos negócios e, nos últimos doze meses, 5%.
Cláudio Conz, presidente Executivo da entidade, lembra que as expectativas para o mês eram baixas, mas a Black Friday fez com que o volume negociado não fosse tão pequeno. Segundo o levantamento, no Nordeste, por exemplo, as vendas cresceram 5%. Já no Sul do País, o incremento foi de apenas 1%. A retração, entretanto, foi observada nas outras três regiões: Norte (14%), Centro Oeste (10%) e Sudeste (7%). “Nesta época, em que as famílias já se preparam para comemorar as festas de fim de ano, as vendas de tintas sempre têm resultados positivos e, em novembro, cresceram 6%. Os revestimentos cerâmicos e as telhas de fibrocimento cresceram 1% em relação a outubro”, afirma Conz.
A pesquisa revela, ainda, que a expectativa para este mês de dezembro continua positiva entre os lojistas e 45% acreditam que o varejo do setor terá um bom desempenho. “Para o encerramento do ano, nossa expectativa é de incremento de 5% sobre o ano passado”, revela o presidente da Anamaco.
A Black Friday, tradicional data do varejo americano, também vem ganhando destaque no calendário brasileiro. Este ano, no setor de material de construção, 35% dos lojistas entrevistados realizaram uma ação especial para a data, sendo que 78% criaram promoções. “Para a maioria deles - 94% -, os resultados foram positivos”, observa Conz, acrescentando que, embora o varejo do setor esteja no caminho certo, ainda há necessidade de amadurecimento, já que apenas 34% investiram em divulgação para a ocasião.
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