Vendas no varejo de material de construção registram leve alta em maio, apura Anamaco
Texto: Redação Revista Anamaco
A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) acaba de divulgar o resultado da Pesquisa Tracking Mensal de maio. Os dados apurados mostram que, no mês, as vendas no varejo de material de construção registraram pequeno crescimento de 1% em relação a abril. Com esse resultado, os negócios nas lojas do setor acumulam, no ano, alta de 3,5% e incremento de 4,5% nos últimos 12 meses. Quando a comparação é sobre maio de 2018, a elevação nas vendas é ainda maior: 10%. Com os resultados obtidos no ano, a Anamaco prevê crescimento de 8,5% em 2019 sobre 2018.
Na avaliação de Claudio Conz, presidente Executivo da entidade, maio mostra que a direção que o País segue atualmente é a que deverá alavancar a economia. “É importante assinalar que as medidas adotadas pelo Governo Federal, evitando uma nova paralisação dos caminhoneiros, foram acertadas. O caminho do diálogo é positivo”, destaca Conz.
Em maio, a Região Nordeste apresentou resultados mais positivos, com crescimento de 14%. O desempenho foi seguido pelo Centro-Oeste (10%) e o Norte (3%). Já as regiões Sul e Sudeste sofreram queda de 6% e 2%, respectivamente.
No que se refere às categorias avaliadas pelo levantamento, revestimentos cerâmicos apresentaram alta de 7%. No sentido inverso, as tintas e as telhas de fibrocimento encerraram o período com queda nas vendas de 2% e 5%, respectivamente.
A Pesquisa Tracking apurou, ainda, que 57% dos lojistas ouvidos em maio acreditam que haverá um crescimento no volume de vendas neste mês de junho. No Nordeste esse percentual chega a 61%. “A região tem uma programação intensa de festas juninas e a população sempre compra para reformar ou melhorar algo para as festividades”, justifica o presidente da Anamaco.
Sobre as perspectivas macroeconômicas, 70% dos lojistas mostraram-se muito otimistas com a agenda de reformas e outras medidas do governo. Conz explica que a expectativa positiva se dá pela aproximação da aprovação da Reforma da Previdência. “O setor tem consciência que este é o primeiro passo para a retomada da economia. O próximo passo é a simplificação tributária, que também trará avanços”, opina.
O levantamento indica, ainda, que cerca de 13% das lojas pretendem contratar funcionários em junho em todo o País, com destaque para a Região Norte (27%), e que 45% dos entrevistados têm a intenção de fazer investimentos nos próximos 12 meses.
Foto: Adobe Stock