Vendas on-line e delivery marcam nova realidade das empresas
Texto: Redação Revista Anamaco
A pesquisa “Fotografia atual dos negócios, acesso aos programas de apoio aos empresários e perspectivas de recuperação”, realizada pela Boa Vista com 1.260 empresários, representantes dos setores do comércio, indústria e serviços de todas as regiões do País, mostra que os aplicativos e as redes sociais passaram a ter um papel crucial nos últimos três meses. Segundo o levantamento, no total, 83% das empresas consultadas afirmam que estão utilizando essas ferramentas para incremento nas vendas.
Desde o início da crise, 45% das empresas procuraram se adaptar à nova realidade e 69% afirmam que as ações tomadas serão permanentes no futuro. Entre as iniciativas implantadas diante do atual cenário, incluem-se as vendas on-line e o delivery.
No setor da indústria, bem como em empresas de médio e grande portes, destaca-se o home-office como ação de adaptação e sobrevivência e, consequentemente, redução de custos.
Outro dado importante apurado pelo levantamento é que 47% dos empresários procuraram por novas tecnologias que trouxessem mais clientes, mas ao mesmo tempo 62% continuam em busca de soluções para reduzir a inadimplência. No que se refere a oportunidades geradas durante a crise, apenas 16% das empresas afirmam ter obtido alguma vantagem para os negócios.
O levantamento também constatou que 88% dos empresários do País só deverão retornar ao ritmo normal no longo prazo, ou seja, os resultados deverão começar a aparecer a partir do final de 2021 pronto. E 68% das empresas ainda requerem apoio para conseguir sobreviver e 85% anseiam por conseguir crédito com menos burocracia.
Foto: Adobe Stock