Vendas sobem na indústria
Texto: Redação Revista Anamaco
De acordo com a pesquisa Levantamento de Conjuntura, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), em outubro, as vendas reais da indústria de transformação apresentaram forte aumento frente ao mês anterior (+3,3%). O dado veio após dois meses seguidos de queda (-0,9% tanto em agosto quanto em setembro).
Próximo à estabilidade, mas ainda em elevação, o componente de horas trabalhadas na produção variou 0,1% entre setembro e outubro. Já os salários reais médios recuaram 0,3% na leitura atual.
Por fim, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) caiu 1,0 p.p. na comparação com o mês anterior, atingindo o patamar de 79,2%. Todos os dados contam com ajuste sazonal.
Com esse resultado, no acumulado de janeiro até outubro, em comparação com o mesmo período do ano anterior, as horas trabalhadas na produção avançaram 1,5%. Os salários reais médios também avançam no período: 1,4%. Apenas o indicador de vendas reais registrou queda acumulada no ano: -0,3%.
Nos dados sem ajuste sazonal, em 12 meses, os salários reais médios foram o destaque positivo, com alta de 1,4%. Também em crescimento, as horas trabalhadas na produção (+1,0%) mostraram aceleração nesta métrica pelo terceiro mês consecutivo, sendo os últimos resultados: junho (-0,6%), julho (-0,4%), agosto (-0,2%) e setembro (+0,3%).
Assim como apontado nas últimas divulgações, as vendas reais, com queda de 3,3% no período, mantiveram a trajetória de recuperação observada desde o mês de março (-11,1%).
Foto: Adobe Stock