Viapol desenvolve projeto para apoiar ações sustentáveis e sociais
Texto: Redação Revista Anamaco
Para estar cada vez mais próxima da sociedade e impactar positivamente a vida das pessoas, a Viapol acaba de lançar o Viapol Social, projeto que visa desenvolver estratégias e ações junto à sociedade, consolidando a essência da companhia em apoiar causas sociais.
Há mais de 30 anos no mercado, a empresa abraçou iniciativas sociais, ajudando entidades e oferecendo treinamentos gratuitos, na sua área de conhecimento para a comunidade. “Nosso objetivo é proporcionar oportunidade através de conhecimento e apoio no setor da construção que dominamos. Queremos que estas iniciativas sejam cada vez mais presentes em nossas estratégias”, afirma Cristiane Gottsfritz, gerente de Marketing da Viapol.
Entre as ações previstas do projeto estão cursos que serão ministrados para jovens de comunidades, contribuindo para sua formação. Nos dias de aula, apresentados por um técnico da empresa, as turmas participantes aprenderão conceitos sobre diferentes sistemas de impermeabilização, como a aplicação de mantas asfálticas, membranas, poliméricas e aditivos.
Durante as explanações técnicas, os alunos poderão explorar quais são os melhores produtos a serem utilizados para cada situação e a forma correta de sua aplicação. “Temos muita alegria e orgulho em contribuir com algo que muda a vida dessas pessoas: conhecimento. Acredito que seja uma parceria muito benéfica para todos os envolvidos. Queremos, cada vez mais, colaborar com a formação profissional dos jovens”, diz Cristiane.
Renata Torelli, idealizadora da Viapol Social, afirma que a empresa reconhece a importância de investir em projetos sociais de forma estruturada e sustentável. “Além de cumprir nosso papel junto à sociedade, contribuímos com informação, produtos e serviços. Nossa visão será sempre a de contribuir socialmente. Sermos vistos e reconhecidos como uma empresa cidadã é fundamental para a perenidade da empresa”, reforça Renata.
O projeto fará, ainda, parceria com entidades para ampliar e diversificar sua atuação. Uma importante ação já está fechada com o projeto Teto, organização que acredita na ligação entre o voluntariado e a comunidade e tem como objetivo desenvolver, por meio do engajamento comunitário, ações nas comunidades precárias. “A organização busca por pessoas da comunidade que tenham participação ativa nos projetos de transformação dos espaços em que eles vivem, ao mesmo tempo em que eles estimulam o voluntariado e trazem conscientização para as condições de moradia desse espaço. Como primeira ação contribuímos para a realização de uma obra que estão executando. A Teto desenvolve um projeto diferente sobre voluntariado e nossa ideia é ser mais um parceiro nesta iniciativa", disse Renata.
Lucas Borges, coordenador Social Teto - SP, comenta sobre a relação promissora com a Viapol, já com a primeira doação de insumos. “Graças a parcerias como essas que milhares de famílias, que vivem em situação de pobreza e vulnerabilidade social, através da atuação coletiva conseguem dar cabo a projetos comunitários que visam mitigar problemáticas relacionadas a infraestrutura e habitação nas favelas brasileiras, como a pavimentação de uma via na comunidade Capadócia na zona Norte paulistana, que contará com a colaboração da Viapol”, observa Borges.
O envolvimento em iniciativas sociais também passa por estratégias sustentáveis para as comunidades. Sempre respeitando os conceitos de sustentabilidade ambiental, a Viapol Social, visando incentivar o acesso à informação, lança uma campanha exclusiva. A cada acesso da biblioteca virtual será plantada uma árvore em Caçapava (SP), onde fica localizada a maior fábrica da Viapol. A ação será feita em uma região de plantação nativa. A campanha vale até o dia 30 de setembro. A biblioteca virtual da Viapol conta com mais de 50 títulos.
Foto: Divulgação