Viapol é reconhecida internacionalmente por projetos sustentáveis
Texto: Redação Revista Anamaco
A Viapol avançou em sua jornada rumo à sustentabilidade, implementando uma série de programas inovadores em suas plantas em Caçapava (SP) e Candeias (BA). A iniciativa foi reconhecida pelo órgão ambiental americano, EPA – Environmental Protection Agency, através do Environmental Impact Award, pela eficiência e impacto positivo no pilar sustentabilidade. Além de reduzir o impacto ambiental das operações da empresa, o projeto deverá gerar uma economia financeira anual de, aproximadamente, US$ 425 mil, após a implementação em 2023.
A iniciativa partiu do grupo RPM International Inc., holding norte-americana atuante em mais de 150 países da América do Norte, Latina, Ásia e Europa, no qual a Viapol é uma das associadas, contando com a participação de outras 34 empresas que também fazem parte do grupo.
O programa Energy Star Treasure Hunt (Caça ao Tesouro da Energia) faz parte da prática de sustentabilidade de construir um mundo melhor. A Viapol participou com quatro projetos, sendo três na unidade de Caçapava e um na de Candeias.
Wilson Chini, gerente de EHS da Viapol, liderou a execução dos projetos da empresa, frente ao trabalho desenvolvido pela RPM, e explica a importância de fazer parte de um passo significativo em direção à responsabilidade ambiental e à busca por soluções que beneficiem tanto as empresas quanto o meio ambiente. “Ao incentivar essas empresas a inscreverem projetos sustentáveis, o Grupo RPM está promovendo uma cultura de sustentabilidade em toda a sua rede, demonstrando seu compromisso com práticas empresariais responsáveis. Isso porque o programa contribui para a mitigação dos impactos ambientais das operações das empresas, ajudando a reduzir emissões, desperdícios e consumo de recursos naturais. Além disso, ao implementar projetos sustentáveis, as empresas podem gerar economias significativas em custos operacionais, tornando-se mais eficientes e competitivas no mercado”, pontua Chini.
O gerente também ressalta a importância do reconhecimento internacional para Viapol. Segundo ele, os projetos da empresa foram selecionados com base em sua viabilidade, impacto ambiental positivo e potencial de economia financeira. “Esse processo de reconhecimento é crucial para garantir a credibilidade e legitimidade dos projetos. Também recebemos os certificados, reconhecendo formalmente os esforços em prol da sustentabilidade e incentivando outras empresas a seguirem seu exemplo. Essa ação promove a disseminação das melhores práticas e o compartilhamento de conhecimento entre as empresas do Grupo RPM”, finaliza.
Foto: Divulgação