Viapol reforça campanha Abril Verde em prol da segurança no trabalho
Texto: Redação Revista Anamaco
Consciente da importância da segurança e da saúde do trabalhador, a Viapol abraça a campanha Abril Verde e reforça suas atividades visando o cuidado com seus colaboradores. Embora o mês seja de conscientização, as ações preventivas, de acordo com a empresa, são realizadas durante todo o ano, o que tem reduzido os índices de acidentes de trabalho, tanto nas fábricas quanto no escritório.
Wilson Antonio Chini Junior, gerente de segurança do trabalho da Viapol, explica que essa redução se deve ao Programa "Segurança 168", instituído em 2019, com o objetivo de implementar uma cultura de segurança positiva na empresa, incorporando cada vez melhores hábitos no dia a dia para evitar acidentes/incidentes.
Segundo ele, a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais são valores inegociáveis. "Na Viapol segurança do trabalho é um valor, por isso, preservar a segurança e saúde de todos os colaboradores por meio de um programa de prevenção de acidentes é muito importante para nossa empresa. O programa é um estilo de vida que não se aplica somente na empresa, mas em casa e no lazer. A missão é não termos acidentes, por isso contamos sempre com o comprometimento pessoal e engajamento de toda equipe", garante Chini Junior.
Para garantir a segurança nas atividades, a Viapol aponta cinco elementos importantes: Identificação de perigos; Avaliação de risco; Eliminação ou redução dos riscos por meio de medidas técnicas, organizacionais ou pessoais, Gerenciamento de riscos residuais; Documentação e comunicação dos conceitos de Meio Ambiente, Saúde e Segurança - EHS.
O gerente comenta que, ao longo de todo ano, a companhia realiza treinamentos e campanhas, semanalmente, para fazer acompanhamento a execução das normas internas. Além disso, são feitas inspeções e diálogo semanal com as equipes. "Todos os colaboradores das fábricas recebem treinamentos específicos e até mesmo obrigatórios dependendo da função que exercem. Os líderes dos times fazem um acompanhamento com o objetivo de cumprirmos todas as normas estabelecidas", explica o executivo.
Foto: Divulgação