Vilmar Ferreira, presidente do Grupo Aço Cearense, recebe Medalha da Abolição 2023
Texto: Redação Revista Anamaco
Vilmar Ferreira, presidente do Grupo Aço Cearense, recebeu, em 19 de maio, do Governo do Estado do Ceará, a Medalha da Abolição 2023, comenda que outorgada pelo governador, Elmano de Freitas, e pela vice-governadora, Jade Romero.
Instituída em 1963, a comenda reconhece o trabalho relevante de brasileiros para o Ceará ou para o Brasil e é a mais alta honraria concedida pelo Governo do Estado. A escolha dos nomes é feita por uma comissão, por meio de Decreto e instituída pela Lei Estadual nº 6.454, em alusão ao ato de Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, que se envolveu na luta pelo abolicionismo, impedindo o tráfico negreiro para as províncias do sul do Ceará, que culminou com a abolição da escravatura naquela região.
Nascido em Marco, norte do Ceará, Ferreira possui 43 anos de experiência nos segmentos de Siderurgia e Metalurgia. O Grupo Aço Cearense possui quatro empresas e um Instituto localizados no Ceará, Pará e Tocantins: Aço Cearense Comercial, Aço Cearense Industrial, Sinobras, Sinobras Florestal e o Instituto Aço Cearense, gerando quatro mil empregos diretos, cerca de 20 mil indiretos e faturamento de R$ 6,5 bilhões. Como forma de retribuir à sociedade, honrar seus valores e origens investe em ações sociais voltadas à educação, saúde, cultura, esporte e empreendedorismo, beneficiando a mais de 294 mil pessoas.
Além dele, a principal honraria do Estado foi concedida, também, a Dom José Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza (CE); Katia Magalhães Arruda, ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e ao ex-deputado Eudoro Walter de Santana.
Foto: Divulgação