Volume de vendas no comércio tem alta em julho, apura pesquisa do IBGE
Texto: Redação Revista Anamaco
O comércio varejista nacional teve alta de 0,7% em julho, após variação de 0,1% em junho. Com isso, a média móvel trimestral, depois de registrar recuo de 0,2% no trimestre encerrado em junho, variou 0,1% no tri finalizado em julho. O acumulado do ano, ante o mesmo período do ano anterior, registra alta de 1,5%, nos últimos 12 meses, o volume de vendas acumula expansão de 1,6% e frente a julho de 2022, julho teve alta de 2,4%, segunda consecutiva nessa comparação. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nesse cenário, no comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas teve retração de 0,3% frente a junho. Dessa forma, a média móvel trimestral foi de 0,2% enquanto o acumulado no ano é de 4,3%. Nos últimos 12 meses, o varejo ampliado tem alta acumulada de 2,3%. Na comparação interanual, o setor foi cresceu 6,6% em julho de 2023 frente ao mesmo período do ano passado.
No recorte por setor, o material de construção, no mês em comparação a junho, registra leva alta de 0,3% e retração de 0,3% nas vendas frente a julho de 2022. Em relação ao acumulado no ano, ao passar de recuo 3,6% até junho para retração de 3,1% no mês de referência, a atividade manteve ritmo de queda, mesma trajetória do acumulado de 12 meses: -7,0% até junho e -5,8% até julho.
Foto: Adobe Stock