Votorantim adquire concreteira nos Estados Unidos
Com o objetivo de crescer no setor de serviços, com foco principal em concreto, a Votorantim Cimentos dá mais um passo em busca da consolidação de sua estratégia. Para tanto, a empresa optou pela entrada no mercado norte-americano de concreto, com a aquisição do controle acionário da S&W Materials, Inc. As negociações, concluídas no último final de semana, elevam para mais de US$ 900 milhões o volume de investimentos da Votorantim Cimentos em seu projeto de internacionalização.
Localizada na região de Jacksonville, no norte da Flórida, a S&W registrou faturamento de US$ 20 milhões no ano passado. Em seu mercado - uma região que abriga 1,2 milhão de habitantes - a S&W é a terceira maior concreteira, com 14% de participação em seu mercado de atuação. A opção pela América do Norte deve-se ao fato de que atualmente essa é a região que exibe as mais altas taxas de crescimento no uso de cimento e similares, entre os países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, a Flórida concentra os mais altos índices de expansão desse segmento.
A internacionalização da Votorantim Cimentos teve início em 2001, com a aquisição dos ativos da St Marys Cement, na região dos Grandes Lagos, na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá. A Votorantim Cimentos possui duas fábricas de cimento e 39 usinas de concreto no Canadá e duas moagens nos Estados Unidos, onde também detém 50% de uma operação fabril na Flórida, além de nove terminais de distribuição nos Grandes Lagos. Juntas, essas operações respondem por 22% do faturamento da Votorantim Cimentos.
Compartilhe esse post: