Votorantim Cimentos aumenta em 15% a receita líquida no segundo trimestre
Texto: Redação Revista Anamaco
A Votorantim Cimentos encerrou o segundo trimestre de 2022 com receita líquida consolidada de R$ 6,7 bilhões, o que significa aumento de 15% em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a empresa, o resultado se deve, principalmente, à dinâmica favorável de preços, além do impacto positivo gerado pelos volumes adicionais decorrentes das aquisições finalizadas em 2021. De abril a junho, as vendas globais de cimento da empresa somaram 9,6 milhões de toneladas, diminuição de 2% em relação ao segundo trimestre de 2021.
Marcelo Castelli, CEO Global da empresa, lembra que vários choques atingiram a economia mundial, já enfraquecida pela pandemia: inflação mais alta do que a esperada em todo o mundo - especialmente no Brasil, Estados Unidos e Europa - condições financeiras mais restritivas, uma desaceleração pior do que a prevista na China, refletindo os surtos e bloqueios da Covid-19, e mais repercussões negativas da guerra na Ucrânia, com aumento de combustíveis, fretes e energia. “Apesar desse cenário desafiador, a companhia mostrou resiliência operacional, com gestão de custos e repasse para os preços. Tanto que o nosso resultado do segundo trimestre deste ano, apesar de ser menor que o do mesmo período do ano passado, foi melhor na comparação com a série histórica, superando os números de 2020, 2019 e 2018”, afirma.
A empresa encerrou o segundo trimestre com EBITDA (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado consolidado de R$ 1,4 bilhão, 12% menor na comparação com mesmo período de 2021. De acordo com o executivo, o resultado foi impactado, principalmente, pela pressão de custos em todas as regiões, além do impacto negativo da taxa de câmbio. A margem EBITDA no período foi de 20%, redução de sete pontos percentuais sobre o segundo trimestre de 2021.
Nesse cenário, o lucro líquido foi de R$ 366 milhões no segundo trimestre, uma redução de 47% na comparação com o mesmo período do ano passado. “A performance é explicada, principalmente, pela queda do resultado operacional e por maior prejuízo do resultado financeiro líquido no período, devido ao pagamento do prêmio da oferta de recompra do título de dívida Voto41”, explica.
No Brasil, a receita líquida foi de R$ 3,2 bilhões de abril a junho, crescimento de 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o EBITDA ajustado no trimestre ficou em R$ 606 milhões, queda de 9% em comparação ao segundo trimestre de 2021.
Na América do Norte, a receita líquida atingiu R$ 2,1 bilhões, aumento de 8% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, em decorrência da forte demanda no Canadá e nos Estados Unidos, aliada à dinâmica de preços favorável. O EBITDA ajustado na região foi de R$ 520 milhões, redução de 11% em relação ao mesmo período de 2021.
Na região composta por Europa, Ásia e África, a receita líquida aumentou 13%, atingindo R$ 841 milhões. O EBITDA ajustado da região foi de R$ 167 milhões no trimestre, queda de 9% em relação ao mesmo período do ano passado. Considerando o resultado operacional em euro, houve um crescimento de 10% no EBITDA do 2T22 em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Já na América Latina, a receita líquida foi de R$ 205 milhões, redução de 17% em relação ao mesmo período de 2021. O EBITDA ajustado na região foi R$ 41 milhões, queda de 42% em comparação com o mesmo período do ano passado.
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