Votorantim Cimentos conquista classificação ‘A’ em mudanças climáticas
Texto: Redação Revista Anamaco
A Votorantim Cimentos foi reconhecida pela sua liderança em transparência corporativa e desempenho em mudanças climáticas pelo CDP, uma das mais respeitadas organizações internacionais sem fins lucrativo, que administra um sistema global de divulgação de informações ambientais por empresas, cidades, Estados e regiões.
Com base nos dados relatados por meio do questionário sobre Mudanças Climáticas de 2023 do CDP, a companhia alcançou a pontuação ‘A’, figurando como parte de um número seleto de empresas classificadas no topo da lista e que atuam como exemplos de melhores práticas para o mercado.
O CDP detém o maior banco de dados ambientais do mundo e suas avaliações são utilizadas para conduzir decisões de investimento em direção a uma economia carbono zero, sustentável e resiliente. Em 2023, mais de 740 instituições financeiras com mais de US$ 136 trilhões em ativos demandaram que as empresas divulgassem dados sobre impactos ambientais, riscos e oportunidades por meio da plataforma do CDP. Um recorde de 23 mil empresas que responderam ao questionário no ano passado. O CDP utiliza uma metodologia detalhada e independente para avaliar as empresas, pontuando-as de A até D com base na abrangência da divulgação, conscientização e gestão de riscos ambientais e demonstração de melhores práticas, como a definição de metas ambiciosas e significativas. As empresas que não divulgam ou fornecem informações insuficientes recebem nota F.
Álvaro Lorenz, diretor Global de Sustentabilidade, Relações Institucionais, Desenvolvimento de Produto e Engenharia da Votorantim Cimentos, salienta que conquistar a pontuação máxima na avaliação é motivo de grande orgulho. “Trabalhamos, diariamente, para alcançar as metas alinhadas aos nossos Compromissos de Sustentabilidade para 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O combate aos efeitos negativos das mudanças climáticas está no centro da nossa estratégia e entendemos o papel, a importância e a relevância da nossa jornada de descarbonização. Entre 1990 (ano de referência utilizado na indústria de cimento) e 2022, a Votorantim Cimentos reduziu as emissões de CO2 por tonelada de cimento produzido em 24%”, afirma.
Foto: Divulgação