Votorantim Cimentos e CDPQ concluem transação para operações de cimento
Texto: Redação Revista Anamaco
A Votorantim Cimentos e a Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ), investidor institucional de longo prazo, anunciam que concluíram a transação para combinar suas operações de cimento na América do Norte. Após terem recebido as aprovações das autoridades regulatórias no Brasil, no Canadá e nos Estados Unidos, a St. Marys Cement Inc. (Canadá), subsidiária integral da Votorantim Cimentos, poderá seguir agora com o processo de integração da McInnis Cement Inc.
Conforme a transação, as duas partes irão transferir seus ativos na América do Norte para a entidade combinada. A Votorantim Cimentos Internacional (VCI), plataforma de investimentos internacionais e subsidiária integral da Votorantim Cimentos, terá 83% de participação acionária e a CDPQ ficará com 17% das ações. De acordo com as empresas, a combinação de negócios entre St. Marys Cement (Canadá) e McInnis Cement deverá fortalecer, significativamente, o posicionamento estratégico das operações por meio do aumento da capacidade de produção de cimento, das eficiências operacionais e da ampliação da rede de distribuição.
A entidade combinada contará com operações em Bowmanville e St. Marys, na província de Ontario, no Canadá; em Detroit e em Charlevoix, no Michigan, Dixon, no Illinois, e Badger, no Wisconsin, nos Estados Unidos, juntamente com uma extensa rede de distribuição concentrada na região dos Grandes Lagos (entre os Estados Unidos e o Canadá), mais a fábrica de Port-Daniel-Gascons com todas as suas operações de distribuição localizadas nas províncias de Quebec, Ontário, New Brunswick e Nova Scotia, no Canadá, e na região Nordeste dos Estados Unidos, bem como suas operações marítimas.
Foto: Divulgação