Votorantim Cimentos investe US$ 220 milhões em nova fábrica na Bolívia
01/04/2017
A Votorantim Cimentos, em parceria com a Itacamba Cemento, inaugurou, em fevereiro, uma fábrica em Yacuses, região de Santa Cruz, na Bolívia. Com investimento de US$ 220 milhões e capacidade de produção de 950 mil toneladas de cimento, será a primeira fábrica de cimento integrada no leste da Bolívia e responsável por elevar a capacidade de produção total de Itacamba a 1,2 milhão de toneladas, considerando as 250 mil toneladas da moagem de Puerto Quijaro. Dessa forma, o país atingirá a autossuficiência na produção do material para abastecimento do mercado interno.
Segundo o presidente da Votorantim Cimentos, Walter Dissinger, a unidade reforça a estratégia de diversificação geográfica da companhia e seu compromisso de longo prazo com expansões em mercados com alto potencial de crescimento. “Além da unidade em Yacuses, ainda no primeiro semestre, está prevista a inauguração de uma unidade em Sivas, na Turquia”, afirmou.
O investimento permitirá o atendimento integral da demanda do mercado interno e contribuirá para a melhoria das malhas rodoviária e ferroviária, com a aquisição de 120 vagões para transportar o cimento de Puerto Suarez até as demais regiões do país. Durante a construção da nova unidade, foram criados 3.200 empregos diretos, número considerado recorde para a região.
A Itacamba Cemento foi criada em 1997 a partir de uma parceria entre Votorantim Cimentos e Compañía de Cemento Camba (Coceca). Em 2014, a espanhola Cementos Molins se juntou à sociedade.