Votorantim Cimentos investe em programas de liderança para mulheres negras
Texto: Redação Revista Anamaco
No dia 25 de julho, é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. A data surgiu com o objetivo de dar visibilidade à luta das mulheres negras contra o racismo e a intolerância em relação ao gênero. A data tem origem em 1992 e homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela, importante personagem na luta e resistência do povo negro.
Com o objetivo de criar um ambiente inclusivo e promover a liderança feminina negra, a Votorantim Cimentos, em parceria com a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, realizou o Programa de Mentoria para Mulheres Negras, ação voltada para o desenvolvimento de mulheres que ocupam posições de analistas a consultoras.
A ação, iniciada em setembro de 2022 e finalizada em junho deste ano, abordou temáticas como carreira e empoderamento, tanto sob a perspectiva de gênero como de raça. Participaram da iniciativa 26 mulheres negras, autodeclaradas pretas ou pardas, que foram mentoradas por outras 16 mulheres que já ocupam posições de liderança. Durante esse período, 30% delas foram promovidas.
No Brasil, a Votorantim tem a meta de atingir 30% dos cargos com liderança feminina até 2030. Em 2022, a empresa alcançou um percentual de 25% de mulheres em cargos de liderança no País. “Ações de Diversidade e Inclusão são importantes para que, cada vez mais, as mulheres negras conquistem seu espaço no mercado de trabalho. São profissionais com coragem para transformar e encarar desafios e que têm muito a somar em diversas frentes de trabalho, inclusive em cargos de liderança, contribuindo para fortalecer o nosso jeito de ser e construir conosco um legado positivo para toda a sociedade”, destaca Sabrina Scanapieco, gerente Geral de Gente da Votorantim Cimentos.
Foto: Divulgação