Meio Ambiente

Votorantim Cimentos investe na modernização da unidade de Cantagalo

Em linha com seu plano estratégico de sustentabilidade, a Votorantim Cimentos acaba de investir R$ 2,5 milhões na fábrica localizada em Cantagalo (RJ). O valor, destinado à modernização de equipamentos que realizam o coprocessamento, contribuirá para elevar o nível de substituição de combustíveis fósseis por fontes de energia alternativas no processo produtivo.
De acordo com Bruno Marin, gerente de Coprocessamento do Sul/Sudeste do Grupo, a prática do coprocessamento permite substituir os combustíveis fósseis e as matérias-primas tradicionais na produção de cimento, é realizada pela empresa desde 1991 de forma pioneira no Brasil, resultando em redução do uso de recursos naturais não renováveis e das emissões de CO2 (dióxido de carbono).
Com os novos sistemas de dosagem de combustível e injeção de resíduos líquidos nos fornos, será possível incrementar em pelo menos 10% a substituição de coque de petróleo da unidade. A consequência disso é que, por meio dessa tecnologia, Cantagalo terá capacidade de consumir 9.700 toneladas de resíduos líquidos e 11.600 toneladas de resíduos sólidos por ano.
“Temos clara nossa responsabilidade em minimizar os impactos do nosso processo produtivo e o investimento em inovação é parte fundamental desse esforço. Por meio do coprocessamento, a indústria do cimento pode contribuir de forma significativa com o Planeta, melhorando a sustentabilidade do negócio”, completa Carlos Vicente Flores, gerente da unidade Cantagalo da empresa.
Em 2016, por meio do coprocessamento, a Votorantim Cimentos reduziu a emissão de 213 mil toneladas de CO2, o equivalente ao que é emitido por um caminhão ao rodar 1.700 vezes ao redor da Terra.

 

Votorantim Cimentos investe na modernização da unidade de Cantagalo
Compartilhe esse post:

Comentários