Yannick Laporte é o novo presidente da América do Sul do Grupo Sonepar
Texto: Redação Revista Anamaco
A Sonepar realiza transição em sua liderança e estrutura organizacional na América do Sul, marcando um novo capítulo em sua trajetória. Após mais de 24 anos de dedicação à empresa, Hervé Salmon, atual presidente da Sonepar América do Sul, anuncia sua aposentadoria.
Com isso, neste mês de janeiro, Yannick Laporte (foto), presidente da Sonepar Brasil, assume também a presidência da América do Sul em sucessão a Hervé, que atuará como consultor para a organização, contribuindo com sua expertise durante o período de transição.
O Grupo francês também anuncia a aposentadoria de Patrick Salvadori, atual presidente das Regiões da Europa Ocidental e América do Sul, e comunica a nova estrutura organizacional da companhia, na qual Rob Taylor passará a assumir a presidência da Sonepar Américas, abrangendo a liderança da região dos Estados Unidos, Canadá, Costa Rica, México, Porto Rico e América do Sul, incluindo Brasil, Chile, Colômbia e Peru.
Com essas movimentações, Laporte passará a se reportar, diretamente, a Rob Taylor na atual estrutura organizacional. De acordo com o Grupo, essa mudança estratégica reflete não apenas uma sucessão planejada, mas também é uma abordagem para fortalecer a presença da Sonepar na região.
Laporte chegou à Sonepar em 2014, na função de diretor regional da Sonepar França. Em 2016, mudou-se para o Brasil como diretor de Operações da Nortel, empresa do Grupo Sonepar, da qual se tornou presidente dois aos depois. Em 2020, assumiu o cargo de presidente da Sonepar Brasil que, sob o seu comando, impulsionou o desempenho graças à construção de uma equipe sólida e à aquisição de novas companhias. “Yannick Laporte tem expertise em nosso mercado, trazendo consigo uma visão única e um histórico comprovado de liderança, o que será fundamental para alavancar ainda mais a nossa presença regional e acelerar o desenvolvimento dos países sul-americanos dentro da Sonepar”, afirma Taylor.
Foto: Divulgação